
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DE EVANGELIZAÇÃO
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3. Valores
• Procurar constantemente a plenitude do Espírito Santo, deixando-se possuir e
conduzir por Ele para bem viver a vocação cristã na Igreja e no mundo.
• Considerar a unidade como fundamento de todas as atividades da RCCBRASIL.
• O primado dado à vocação de cada cristão à santidade.
• A responsabilidade em professar a fé católica, acolhendo e proclamando a verdade
sobre Cristo, sobre a Igreja e sobre o homem, em obediência ao Magistério
da Igreja, que autenticamente a interpreta.
• O testemunho de uma comunidade sólida e convicta, em relação filial com o
Papa e com o Bispo.
• Conformidade, estima recíproca e adequada comunhão entre todas as formas
de apostolado da Igreja.
• O empenho de uma presença na sociedade humana que, à luz da doutrina social
da Igreja, coloque-se a serviço da dignidade integral do homem.
• Relação filial com Maria, mãe de Jesus, vivência sacramental, vida pessoal de
oração, prática de jejuns e das virtudes teologais e morais, além da observância
dos mandamentos da Lei de Deus e da Igreja.
4. Análise da Situação
a) Ambiente externo
a.1) Desafios:
• Concorrência com formas de entretenimento atraentes oferecidas pelo mundo
civil.
• Grande variedade cultural existente no Brasil, trazida por migrantes.
• Escassez de tempo provocada pelo modo de vida imposto ao ser humano deste
século.
• Ateísmo prático.
• Indiferentismo religioso vivenciado pelos líderes sociais.
• Fortalezas modernas – condomínios verticais e horizontais – que segregam as
pessoas e embaraçam ou impedem o acesso aos missionários.
• O secularismo que contamina e vicia a prática da moral e dos costumes até dentro
da Igreja.
• O relativismo, o comodismo e a superficialidade que governam os costumes
e a moral, além de influenciarem diversas “filosofias” de vida que no dia a dia
se apresentam como fáceis soluções espirituais para problemas individuais e
sociais.
• Falta de compreensão e de sentido para sofrimentos e problemas inteiramente
humanos.
• Construção da paz e da unidade no meio das adversidades existentes no mundo
e na Igreja.
• Evangelização nos meios de comunicação.
• Captação de recursos para a evangelização.
Valores
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Análise da Situação
• Diálogo com as novas comunidades cujas atividades evangelizadoras dividem
espaço, povo e recursos com a RCCBRASIL.
• Diálogo com autoridades eclesiais e com lideranças dos movimentos leigos a
fim de lhes comunicar eficazmente que o propósito da RCCBRASIL é servir a
Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, servindo à Igreja por meio da colaboração
que aquela lhe pode prestar, anunciando o Evangelho a todos os povos.
• Diálogo eficaz com o mundo, fazendo-se entender quando comunicar o Evangelho.
• Incompreensão da experiência do Batismo no Espírito Santo e a graça dos carismas.
• Apresentação ao mundo, por palavras e obras, o que entendemos por Cultura
de Pentecostes.
• Fraqueza moral de lideranças católicas, que por vezes têm chegado a cair no
abismo dos pecados hediondos aos olhos do mundo, provocando fissuras na
autoridade ético-moral da Igreja, de forma a levar pessoas ao indiferentismo
religioso e à rejeição de sérias propostas de vida conforme o Evangelho.
a.2) Oportunidades:
• Realização pessoal mediante a experiência do amor de Deus e da participação
nas diversas atividades evangelizadoras realizadas pela Renovação.
• Um enorme contingente de pessoas cujas necessidades não foram atendidas
pelo mundo que lhes prometia o paraíso científico-terrestre e que agora pode
se voltar para Deus como esperança de vida e felicidade, buscando-o incessantemente.
• Ambiente social adverso, hostil e agressivo que tem sacado das pessoas o direito
a uma vida segura e digna. Tal ambiente as leva a buscarem na religião as
soluções que a sociedade não lhes consegue proporcionar.
• Curiosidade e simpatia que o povo em geral nutre pelos frutos da experiência
do Batismo no Espírito Santo.
• A existência de pessoas que desejam sinceramente experimentar um modo
de vida espiritual e material narrado nas Sagradas Escrituras, em particular
no Novo Testamento, com destaque para o livro dos Atos dos Apóstolos, que
fundamenta a vivência comunitária.
• Simpatia e aceitação, de modo geral, pela hierarquia da Igreja.
• Projetos de evangelização elaborados pela Conferência Nacional dos Bispos do
Brasil (CNBB) e pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) que contemplam
vários atributos missionários e vivenciais da Renovação Carismática
Católica como movimento eclesial.
• Comunicação direta com o povo.
• Criação e desenvolvimento de tecnologias sociais que atendem a vários interesses
das comunidades que freqüentam os grupos de oração.
• Metodologia evangelizadora que se comunica tanto com as pessoas individualmente,
quanto com as multidões.
• Trabalho articulado com todas as expressões pentecostais, notadamente os
grupos de oração e as comunidades.
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Análise da Situação
• Grande quantidade de vocações sacerdotais, para a vida religiosa em geral, para
a vida leiga consagrada e para outras formas de vida comunitária.
• Capacidade de mobilização social.
• Boas oportunidades para levantar fundos para projetos de evangelização.
• Existências de pessoas sedentas de Deus e ansiosas por um verdadeiro conhecimento
de Jesus.
• A autoridade moral de muitos católicos do passado e do presente, cujas vidas
foram e são reconhecidamente santas pela Igreja e pelo mundo.
• Existência de lideranças sociais e políticas que desejam servir ao Senhor com
dons materiais e imateriais.
• Na Igreja e no mundo há lugar para projetos sociais que aliem uma promoção
humana que priorize o anúncio do Evangelho.
• Tecnologias acessíveis a todas as camadas sociais.
b) Ambiente interno:
b.1) Pontos fracos:
- Existência de pessoas com:
• evangelização querigmática incompleta, às vezes deficiente;
• formação catequética insuficiente;
• pouco tempo que a vida leiga deixa disponível para desenvolver grandes projetos
de evangelização;
• dificuldade de transmitir a visão do Movimento a todos os seus integrantes;
• formação missionária insuficiente;
• testemunho de santidade inconsistente, chegando, às vezes, a ferir a ética e os
costumes;
• pouco comprometimento missionário.
• acúmulo de atividades que prejudica a qualidade dos serviços prestados.
- Ocorrência dos seguintes fatores:
• dificuldade de articulação dos principais níveis de coordenação (Grupo de Oração
<–> diocesana <–> estadual <–> nacional);
• falta de formação para coordenadores visando a capacitação para o exercício
do ministério de coordenação, provocando estrangulamento das estratégias
evangelizadoras;
• grande quantidade de integrantes e participantes dos grupos de oração;
• pouca expressividade carismática por parte de membros de ministérios;
• missionários com pouca formação bíblica, doutrinal e metodológica;
• alta rotatividade dos integrantes;
• formação formal (escolar) em quantidade e qualidade insuficientes – analfabetos
funcionais, de forma a atrasar a formação catequética e missionária da RCCBRASIL;
• pouco conhecimento da RCCBRASIL por parte de lideranças locais;
• discernimento vocacional deficiente para o exercício missionário nos ministérios;
• desenvolvimento de projetos pessoais em paralelo com os projetos da RCCBRASIL;
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Análise da Situação
• em virtude da pouca formação e do acúmulo de atividades, há pastoreio insuficiente;
• multiplicidade de eventos;
• inexistência de metodologia para os grupos de oração, que, sem pretender uniformizá-
los, consiga apresentar-lhes um modo simples e eficaz de realizar sua
missão evangelizadora, além de ajudar seus participantes a compreender que
o Grupo de Oração é um local de cultuar a Deus, bem como de buscar a plenitude
do Espírito Santo (permanente Pentecostes), além de preparar os fiéis para
celebração da missa;
• a perda de participantes por causa de servos despreparados;
• comprometimento, fidelidade e oração pessoal, por vezes, deficientes;
• elevação de custos de eventos por faltarem locais pertencentes ao Movimento;
• integrantes que apresentam dificuldades para ligarem fé e vida.
b.2) Pontos fortes:
- Existência de pessoas com:
• experiência de fé;
• experiência de salvação;
• experiência pentecostal/carismática;
• consciência do chamado ao discipulado de nosso Senhor Jesus Cristo;
• pertença à Igreja como fruto do discipulado;
• crescimento espiritual e pessoal por meio de formação e treinamentos;
• vida de oração;
• experiência de vida fraterna;
• vocação missionária cumprida com vigor e ardor missionário;
• elevado grau de empenho missionário;
• grande busca por formação;
• hábito da leitura de livros espirituais;
• dinamismo;
• visão inovadora;
• carisma de liderança;
• capacidade para levantar fundos destinados aos projetos de evangelização;
• motivação;
• boa espiritualidade;
• existência de pessoas com boa formação formal;
• perseverança;
• dom de liderança nato;
• abertura para o novo espiritual;
• ardor e vigor missionário;
• bom relacionamento com a hierarquia da Igreja peregrina e triunfante;
• destemor;
• amor evangélico.
- Ocorrência dos seguintes fatores:
• evangelização nova no ardor e nos métodos;
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Objetivos
• evangelização querigmática;
• busca da unidade e constante vigilância para não perdê-la;
• valorização do ser humano como pessoa sujeita de direitos e obrigações em
ambiente profundamente comunitário onde cada qual pode ser conhecido pessoalmente
e ter seus dons e carismas, incluindo os talentos naturais, fraternalmente
reconhecidos;
• grande quantidade de pessoas que se prontificam a servir nos ministérios;
• união sinérgica de suas expressões;
• objetividade evangelizadora;
• versatilidade;
• convivência fraterna e partilha de dons e talentos por pessoas de vários graus
de formação (de alfabetizados a doutores), em prol da evangelização;
• aproveitamento de talentos e bens materiais pessoais em prol da missão;
• organização interna simples e eficaz;
• abriga grande quantidade de tendências religiosas unidas pela singular experiência
pentecostal;
• autonomia canônica;
• boa imagem que seus integrantes têm do Movimento;
• razoável capacidade para agregar valores;
• assessores e lideranças que atestam a seriedade do Movimento.
5. Objetivos
a) Permanentes:
a.1) fomentar a graça do Batismo no Espírito Santo e a prática dos carismas,
inclusive como forma de melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de Grupos
de Oração;
a.2) formar discípulos capazes de pastorear, formar, liderar, evangelizar eficazmente,
e administrar todas essas ações no âmbito da RCCBRASIL;
a.3) priorizar o Grupo de Oração como espaço privilegiado para evangelização;
a.4) promover o Grupo de Oração como um meio eficaz de levar o Evangelho a
todos os ambientes, tais como: famílias, escolas, universidades, locais de trabalho,
presídios, hospitais, ruas;
a.5) ocupar-se em preparar, de forma adequada, pessoas que possam assumir
as funções de coordenação da RCCBRASIL;
a.6) formar missionários para evangelizar crianças, jovens, universitários, profissionais
e famílias.
b) Para o período de 2010 a 2017:
b.1) capacitar a maioria dos integrantes da RCCBRASIL a ser testemunha ativa
da ressurreição de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo;
b.2) orar e trabalhar pela criação de grupos de oração em locais afastados das
sedes paroquiais e das capelas onde eles já existam;
b.3) difundir a obra, o culto e a Pessoa do Espírito Santo com vistas a promover
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Metas
a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes, favorecendo, assim, a construção
da civilização do amor em nosso País;
b.4) apresentar a Jesus, na festa do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática
Católica mundial, um povo renovado, celebrativo e fraterno que adore a Santíssima
Trindade em Espírito e Verdade e que seja comprometido com a transformação
da sociedade segundo critérios evangélicos.
b.5) criação de Grupos de Partilha e Perseverança a partir dos Grupos de Oração.
6. Metas
a) Para cada ano:
a.1) realizar o Seminário de Vida no Espírito (SVE), querigmático, com nove semanas,
para a maioria dos iniciantes no Movimento, em dias e/ou horários diferentes
dos da reunião de oração;
a.2) realizar aprofundamentos com o Seminário sobre o Batismo no Espírito
Santo;
a.3) realizar Experiências de Oração (como encontros de fim de semana);
a.4) conduzir ao último encontro do Módulo Básico – Doutrina Social – pelo menos
setenta e cinco por cento dos que se inscreverem ao SVE;
a.5) ministrar ensinos e pregações sobre adoração e incentivar essa prática em
grupos e individualmente;
a.6) cada Grupo de Oração deverá gerar, sob a unção do Espírito Santo, pelo
menos mais outro Grupo, preferencialmente em locais onde não existam;
a.7) priorizar os grupos de oração como local de exercício dos serviços e ministérios;
a.8) executar o Projeto Semeando a Cultura de Pentecostes.
b) Em 2010:
Cadastrar todos os grupos de oração do Brasil.
c) Para o período de 2010 a 2012:
c.1) implantar o Projeto Amigos de Deus;
c.2) implantar escolas permanentes para formação de líderes, com especial
atenção à formação de coordenadores e pregadores;
c.3) ler toda a Bíblia, com pequeno diário espiritual;
c.4) estabelecer, por prelazias, dioceses, arquidioceses e por Estados estatutos
para a Renovação, em consonância com o estatuto da RCCBRASIL;
c.5) promover a formação e o envio de missionários.
c.6) Consolidar:
c.6.1) o Projeto Celebrando Pentecostes;
c.6.2) a Missão Marajó;
c.6.3) a Comunicação Social no âmbito da RCCBRASIL;
c.6.4) o Projeto Eu Amo a RCC.
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Estratégia
d) Até 2012:
d.1) promover a consagração ao Espírito Santo;
d.2) consolidar a rede intranet na RCCBRASIL (coordenações estaduais, prelatícias,
diocesanas, arquidiocesanas e de grupos de oração);
d.3) construir uma Sede Nacional para a RCCBRASIL, contendo Escritório Administrativo,
Santuário Elena Guerra, Arena de Eventos, Salas de Workshops,
Centro de Formação, Biblioteca, Centro de Pesquisa Carismático, Editora e Produtora
RCCBRASIL, Alojamentos.
7. Estratégia
Formar discípulos para Jesus Cristo tendo a oração, a formação, e a missão como
tripé do crescimento espiritual, a partir do Seminário de Vida no Espírito Santo.
8. Atribuição de Responsalibilidades
a) Aos conselhos da Renovação Carismática Católica organizados nas prelazias, dioceses
e arquidioceses compete operacionalizar o planejamento estratégico, devendo
para isso elaborar planos táticos e operacionais, considerando sempre a unidade com os
discernimentos e decisões do Conselho Nacional1 .
b) No âmbito da Renovação Carismática Católica, aos conselhos estaduais organizados
nos Estados e no Distrito Federal compete gerenciar a execução do planejamento
estratégico nas prelazias, dioceses e arquidioceses.
c) À Comissão de Formação Nacional compete:
c.1) elaborar projeto pedagógico para formação de discípulos que integre
toda a atividade evangelizadora da Renovação Carismática Católica no Brasil,
considerando a pregação querigmática destinada a todas as pessoas, a formação
básica destinada a todos os integrantes da Renovação e a formação específica
e missionária destinada aos ministérios;
c.2) produzir material pedagógico destinado à evangelização, considerando
a pregação querigmática, a formação básica e a formação missionária como
seus principais itens;
c.3) facilitar a formação de discípulos em todo o Brasil, disponibilizando
aos conselhos estaduais, prelatícios, diocesanos e arquidiocesanos núcleos de
formação destinados a formar missionários para todos os ministérios.
1 O planejamento tático visa à otimização dos meios (recursos materiais e humanos) utilizados para
executar o planejamento estratégico, além de decompor-lhe os objetivos e estratégias. Ele trata do
como fazer para atingir os objetivos, assegurando o cumprimento da missão.
O planejamento operacional trata dos métodos que serão utilizados para conquistar as metas e objetivos
do planejamento estratégico. Nele, seguindo as orientações do planejamento tático, o coordenador
detalha as etapas do planejamento estratégico, organiza os métodos de trabalho, as pessoas,
as atividades, os equipamentos, os prazos, enfim, ele trata do como fazer e do fazer.
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Responsabilidades
d) O projeto pedagógico de formação de discípulos é parte essencial do planejamento
estratégico de evangelização e deve ser seguido por todos os integrantes da
Renovação quando realizarem qualquer atividade evangelizadora, desde um atendimento
de oração a uma só pessoa, uma pregação, um encontro semanal de oração realizado
pelos grupos de oração, até os grandes encontros nacionais; deverá também
levar todas as atividades da Renovação Carismática Católica no Brasil a serem eficazes
instrumentos destinados à missão de fazer “que todas as nações se tornem discípulos”
(Mt 28, 19, Bíblia de Jerusalém).
e) Aos ministérios, organizados nos grupos de oração, nas prelazias, dioceses e nas
arquidioceses, compete colaborar com as coordenações de Grupo de Oração e também
com os conselhos prelatícios, diocesanos, arquidiocesanos, estaduais e nacional na execução
dos planejamentos estratégico, táticos e operacionais.
f) Ao Conselho Nacional, por meio de sua presidência, e também por intermédio
de cada conselheiro ou conselheira, cabe a gerência geral do planejamento estratégico,
cabendo-lhe a elaboração de planejamentos táticos e operacionais com abrangência
para todo o Brasil.
9. GLOSSÁRIO
Ateísmo prático: Dizer que se tem fé, participar de cultos ou de outras espécies de encontros
religiosos, ler livros sagrados; enfim, em tudo parecendo ser crente, porém praticando atos
que contrariam a Sagrada Escritura e a Doutrina da Igreja existente nos documentos eclesiais
publicados pelo Papa ou pelos Bispos em unidade com o Papa.
Autonomia canônica: conforme o cânon 215 do Código do Direito Canônico, os fiéis têm o
direito de fundar e dirigir livremente associações para fins de caridade e piedade, ou para
favorecer a vocação cristã no mundo, e de se reunir para a consecução comum dessas finalidades.
Os movimentos eclesiais, entre eles a Renovação, são associações leigas.
Evangelização querigmática: evangelização que contempla a pregação apostólica (amor de
Deus, pecado, Jesus Salvador, fé e conversão, Batismo no Espírito Santo e vida comunitária).
Falta de compreensão e de sentido para sofrimentos e problemas inteiramente humanos:
essa expressão significa que há pessoas que não conseguem compreender que os seres humanos
estão envoltos em situações ruins que não são causadas por Deus. Tais pessoas, não
raras vezes, tornam-se resistentes às ações evangelizadoras.
Fomentar: proporcionar os meios para o desenvolvimento de (algo); estimular, promover,
desenvolver.
Formação formal: educação recebida nas escolas públicas ou privadas. Segue orientação do
Ministério da Educação e Cultura.
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Formas de entretenimento atraentes oferecidas pelo mundo civil: televisão, cinema, jogos
informatizados, bate-papos via internet, vídeos.
Indiferentismo religioso: “tanto faz uma religião como a outra”. Qualquer coisa vale.
Missão Marajó: “Missão realizada pela Renovação Carismática Católica, na Prelazia de Marajó,
na Ilha do Marajó, Estado do Pará (http://www.rccbrasil.org.br/noticia.php?noticia=5656,
acessado em 10/12/2009).
Mobilização social: união de pessoas para realizar projetos.
Módulo Básico: formação doutrinária ministrada pelo Ministério de Formação. Identidade da
Renovação Carismática Católica, Carismas, Grupo de Oração, Oração, Santidade, Liderança
em Serviço, Igreja, Doutrina Social.
Prelatícias: relativos ou pertencentes à prelazia.
Prelazia Territorial: “A prelazia territorial ou a abadia territorial são uma determinada porção
do povo de Deus, territorialmente delimitada, cujo cuidado, por circunstâncias especiais, e
confiado a um Prelado ou Abade, que a governa como seu próprio pastor, à semelhança do
Bispo diocesano” (CIC, Cân. 370).
Primado: condição do que está em primeiro lugar; prioridade.
Secularismo: exclusão, rejeição ou indiferença à religião e a ponderações teológicas.
Tecnologia social: “Todo produto, método, processo ou técnica criados para solucionar
algum tipo de problema social e que atendam aos quesitos de simplicidade, baixo custo,
fácil aplicabilidade e impacto social comprovado” (http://www.consciencia.net/2003/11/08/
ts.html, acessado em 10/12/2009).
Todas as formas de apostolado da Igreja: movimentos, ordens e congregações religiosas.
União sinérgica (sinérgico: relativo a ou produzido por sinergia). Sinergia: ação ou esforço
simultâneos; cooperação, coesão; trabalho ou operação associados. Rubrica: fisiologia: ação
associada de dois ou mais órgãos, sistemas ou elementos anatômicos ou biológicos, cujo
resultado seja a execução de um movimento ou a realização de uma função orgânica.
Rubrica: comércio, economia: ação conjunta de empresas, visando obter um desempenho
melhor do que aquele demonstrado isoladamente. Rubrica: sociologia: coesão dos membros
de um grupo ou coletividade em prol de um objetivo comum.
Virtudes Teologais: fé, esperança e caridade.
Fontes de pesquisa: Além das citadas acima, o Dicionário Houaiss e o Código do Direito Canônico.
Glossário
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